segunda-feira, 29 de Abril de 2024  09:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-09-2008

A casa fora construída em 1940 por Cesário Cotrim


O. do Bairro - Nova demolição em prol da Alameda

Foi abaixo, na última quinta-feira, mais um imóvel em frente à antiga Casa de Câmara e Cadeia de Oliveira do Bairro, também já demolida em favor da construção da Alameda da Cidade. Trata-se da casa onde morou a família de Manuel da Conceição Filipe (mais conhecido como Dr. Filipe) e onde, durante anos, funcionou a redacção do Jornal da Bairrada (que teve Manuel Filipe como chefe de redacção), mais propriamente até 1988.

A casa fora construída em 1940 por Cesário Cotrim da Silva Garcez, que chegou a ser presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro. No momento da demolição, JB encontrou António Garcez, filho de Cesário Garcez e enteado de Manuel Filipe, que recordou alguma da história do imóvel. "Nesta casa, foi instalado pelo meu pai um estabelecimento comercial, a Casa do Zêzere, que vendia de tudo um pouco - materiais de construção, combustíveis, louças, etc. -, só não vendia mercearia."

Enquanto registava em vídeo a trasnformação das paredes de adobe em cacos, António Garcez falou também da instalação, naquele sítio, "do primeiro posto público de telefone que existiu em Oliveira do Bairro, que era o nº13".

À semelhança do que tem acontecido com outras demolições, todo o material que se encontrava no interior da habitação - portas, janelas, estantes, cómodas - foi reaproveitado para o projecto camarário "Remobilar" (Câmara entrega o mobiliário a famílias carenciadas).

No final do mês, será demolido o edifício onde funcionou o "Estúdio Marques", a norte do posto da GNR.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®